No fim, o que vale mesmo é a jornada!

No dia 1 de fevereiro de 2001, eu acordei e já sabia que seria um dia muito especial, o inicio de uma nova fase em minha vida profissional e que eu me lembraria pelo resto da minha vida!

Voltando um pouco no tempo, em 1994, o Ricardo Carvalheira, o “Franja”, me convidou para fazer parte de um novo projeto, um estúdio de masterização e depois de 10 anos trabalhando como eng. de gravação e mixagem, minha curiosidade me levou a mudar de área de atuação no áudio e seguimos adiante com o novo projeto, a Cia de Audio, onde dividi os trabalhos com mais 4 eng. de masterização.

Fizemos grandes projetos durante 6 anos, porém nos especializamos mais em remasterizações para relançamentos em CD do que em novos lançamentos e isso me incomodava um pouco até que durante a minha participação na maratona de Nova York em novembro de 2000, veio em minha cabeça a idéia de buscar novos caminhos e resolvi montar a Classic Master, sozinho e com uma nova filosofia de trabalho e foco nos novos lançamentos.

No inicio, com o forte apoio do meu grande amigo e incentivador Pena Schmith e das gravadoras Trama e Abril Music, comecei a montar o projeto da Classic Master em janeiro de 2000.

Apresentei o projeto a Trama e a Abril Music e disse a eles que eu teria condições de atendê-los apenas a partir de maio, mas o João Marcelo da Trama e o Ricardo Cantaluppi da Abril me disseram para agilizar de alguma forma, pois não poderiam esperar e embora apoiassem meu projeto, procurariam outras opções..

Um pouco chateado, liguei para o meu amigo Dudu e contei a situação e ele me disse prontamente com muito entusiamo: “tenho uma idéia, por que você não fica aqui masterizando no nosso Estúdio até o seu Estúdio ficar pronto?”

Aceitei na hora e passei a noite reformatando o projeto inicial e resovi dividir em 3 etapas.

No dia seguinte levei parte do meu equipamento para o “Nosso Estudio” e no dia 1 de Fevereiro de 2000, a primeira etapa estava sendo iniciada com a masterização do primeiro CD na Classic Master, “Acústico MTV” (Abril Music) do Capital Inicial no estúdio principal do “Nosso Estúdio”, atual “Bocaina 72”, com o produtor Marcelo Sussekind.

“Acústico MTV” Capital Inicial – Abril Music (2001)

Eu masterizei ainda no “Nosso estúdio” os CDs “Assim que se Faz” da Luciana Mello (Trama), “Dis’ritmia” do Jair de Oliveira (Trama), “Voz no Ouvido” (Trama) e “Here There and Everywhere” da Rita Lee (Abril Music).

No inicio de maio, a segunda etapa estava sendo iniciada, agora na nova sede, porém em um estudio ainda provisório, com a masterização do CD “Sozinha Minha” da Adriana Maciel (Dubas 2001) com os meus amigos Sacha Amback e Walter Costa.

“As Segundas Intenções” Ed Motta – Universal Music (2001)

Muitos projetos foram finalizados nesse estudio provisório, como o CD “Manual Prático 2″ do Ed Motta (Universal 2001) e “Os Tribalistas” do Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes e muita gente bacana que passou por aqui, sempre com muita diversão e entusiasmo durante as masterizações até o inicio da ultima etapa com a inauguração do Estúdio atua projetado pelo Egidio Condel.

E lá se foram 16 anos desde o dia 1 de fevereiro de 2000 e o que mais me marcou nesse período, foram as pessoas que passaram por aqui durante a finalização de cada projeto, que me permitiu viver intensamente cada dia durante essa jornada.

GLENDA GIRALDI
Atendimento e Marketing

Glenda Giraldi Soila, graduada em produção fonográfica e pós graduada em Music Business pela Universidade Anhembi Morumbi (Sao Paulo, Brasil) e formada em Pro Tools pela Avid Brasil.

Trabalhou como técnica de audio no Teatro da Rotina, por onde passaram grandes nomes da música independente, como Na Ozzetti e Ceumar.

Atualmente cuida das relações públicas da Classic Master Brasil, onde já participou de projetos como Ivete Sangalo, Victor e Leo, Lenine e Chico César e foi responsável por todo o acervo de áudio desde a fundação do estudio.

CARINA RENÓ
Assistente de Masterização (Classic Master Brasil)

Graduada em Propaganda & Marketing pela UNIP e com formação em Produção de Áudio na Academia de Áudio OMID, atualmente cursa Educomunicação na ECA-USP.

Atuou por 7 anos, na produtora Trilha Original Estúdio, adquirindo experiência com produção de áudio para publicidade, teatro, cinema e tv, atendendo programas como Instrumental Sesc Brasil, Super Libris e Sala de Cinema, longas-metragens como Florbela e O Amuleto e espetáculos das cias de teatro Le Plat Du Jour e Pia Fraus.

Desde 2015 é parte da Classic Master nas áreas de atendimento e como assistente do engenheiro de masterização Carlos Freitas colaborou com projetos como Chico César – Estado de Poesia Ao Vivo, Ivete Sangalo – ao Vivo Em Trancoso, Lenine – Em Trânsito, 5 a Seco – Síntese, Banda Mais Bonita Da Cidade – De Cima do Mundo Eu Vi O Tempo, Maria Beraldo – Cavala, Pato Fu – Música de Brinquedo 2, Clara Castro – Caostrofobia, Julia Branco – Soltar Os Cavalos, Paulinho Moska – Beleza e Medo, Cólera – Acorde! Acorde! Acorde!, Luiz Melodia – Zerima e João Bosco – Mano Que Zuera.

NATALIA HERRERA
Ass. de Masterização (Classic Master Latino América)

Natalia Bohórquez Herrera, formada em produção musical e fonográfica da Universidade Anhembi Morumbi (Sao Paulo, Brasil), e como DJ e Produtora pela escola DNA Music (Bogotá, Colombia),  complementou seus estudos na área de Masterização na Berklee School of Music.

Na sua carreira tem trabalhado como assistente de edição e mastering em projetos de artistas nacionais e internacionais, como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Djavan, Paralamas do Sucesso, Barbatuques, Arnaldo Antunes, Jota-Quest, Lenine, Richard Lane, Buendia, Angela Cervantes, Marinah, entre outros.

Radicada atualmente na cidade de Bogotá, continua trabalhando como assistente de masterização da Classic Master SP e  é representante oficial para Classic Master Latinoamérica.

CARINA RENÓ
Assistente de Masterização
CARLOS FREITAS
Engenheiro de Masterização

Carlos Freitas é engenheiro de áudio há 33 anos e proprietário do estúdio de masterização Classic Master localizado em São Paulo.

Estudou na Berklee School of Music e na Faculdade Casper Líbero. Ao longo de sua carreira trabalhou com grandes artistas nacionais e internacionais, tais como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Toquinho, Tom Jobim, Milton Nascimento, João Gilberto, Roberto Carlos, Djavan, Ed Mota, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Luciana Souza, Céu, Ivete Sangalo, J-Quest, Titãs, Ira!, RPM, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Zélia Duncan, Maria Rita, Lenine, Aline Barros, Bon Jovi, Alice in Chains, Seal, Prince, Guns n Roses, Simple Red, George Michael, Filarmonicas de NY , Leningrado, Moscou e Israel, OSESP entre tantos outros nomes.

Em 2016, participou das Olimpiadas do Rio de Janeiro masterizando todo o áudio utilizado na cerimónia de encerramento para a transmissão em televisão e também para a apresentação no Maracanã.

Possui 8 indicações ao Grammy Latino na categoria “Engenharia de Audio” nos anos de 2006, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2016 e diversos trabalhos indicados e premiados pelo Grammy e Grammy Latino e, nos anos de 2000, 2002 e 2011, recebeu o prêmio PA promovido por Otavio Brito de “Melhor Profissional de Masterização” e em 2016 e 2017, recebeu o prêmio “Profissionais da Música” na categoria melhor engenheiro de masterização.