Masterizando “Carbono” do Lenine.

Produzido por Lenine, Jr. Tostoi e Bruno Giorgi, que também foi o eng. de mixagem, Carbono é o novo projeto do Lenine, que foi masterizado aqui na Classic Master no Inicio de Abril.

Eu estava com uma expectativa muito grande em relação a esse projeto, pois os álbuns do Lenine sempre tem uma sonoridade única, com os graves bem fortes e arranjos bem densos e elaborados, como aconteceu com o CD “Chão”, ou seja, o som é sempre muito bom!

Depois de um papo bem descontraído tomando um bom café, começamos a sessão de masterização ouvindo primeiramente no Pro Tools, todas as músicas mixadas pelo Bruno já na sequência proposta pelo Lenine e depois, passamos algum tempo discutindo sobre a estética sonora e os aspectos emocionais do projeto. Com base nessas informações, eu montei uma estratégia para a masterização.

Jr. Tostoi, Bruno Giorgi, Lenine e Carlos Freitas durante a masterização do CD Carbono.

O CD Carbono é muito interessante do ponto de vista sonoro porém desafiador do ponto de vista técnico, pois mistura músicas com muita pressão sonora, como a faixa “O Impossível vem pra Ficar”, com  arranjos densos com forte conteúdo nos graves e nenhuma dinâmica com músicas bem suaves, como “Simples Assim”, com arranjos elaborados com muita dinâmica e pouca pressão sonora e esse seria o grande desafio, equilibrar o projeto em relação as frequências e a dinâmica e buscar elementos que pudessem ser explorados do ponto de vista emocional, que pudessem valorizar mais ainda detalhes no arranjo.
Eu dividi as músicas por 2 estilos. Um, com muita pressão, que seria necessário um processamento bem mais forte, e outro, bem mais suave onde seria necessário um trabalho mais no timbre do que compressão.

Comecei a trabalhar nas músicas  que seriam mais processadas, como a faixa Grafite, testando diferentes ajustes e opções de equalização e compressão, comparando e variando o efeito do processamento entre os equipamentos a válvula da Manley, o compressor “vari mu” e o equalizador “massive passive” e os equipamentos transistorizados da maselec MEA_2 e MLA_2.

No final, chegamos ao resultado que queríamos, especialmente nos graves e nos médios, com os equipamentos da maselec para as músicas com bastante pressão sonora e para as mais suaves, uma mistura de transistor com o equalizador da maselec e válvula com a compressão do Manley.

No final, a tensão contida em algumas canções foram acentuadas e a leveza dos arranjos em outras foram preservadas e o CD Carbono ficou equilibrado e com a sonoridade desejada pelo Lenine.

Eu acho o Carbono, um grande projeto, bem ao estilo Lenine! Produção impecável aliado a uma mixagem ousada!

Eu pedi ao Bruno, que falasse um pouco sobre o processo de mixagem e da master:

Jr. Tostoi e Bruno Giorgi, durante a masterização do CD Carbono.

Optei por mixar na SSL Axiom pela facilidade de ter equalizadores e compressores por canal, por sentir o mixbuss bastante limpo e, principalmente, por gostar do pan-law dessa mesa. Porém, prefiro acreditar que chegaríamos a um resultado igual ou igualmente satisfatório em qualquer outro sistema.

O que mais me agradou na master foi a coesão final do disco. Há momentos de dinâmica baixa e momentos de dinâmica inexistente de tão alto… Acho que conseguimos dosar bem o fator loudness X timbre.

Também gostei bastante da coloração que o disco ganhou. Tanto a equalização como a compressão usadas fizeram surgir a sensação de impacto nas médias altas que foi muito benéfica para o disco”

“Carbono” Lenine (2015)
Produzido por Lenine, Jr. Tostoi e Bruno Giogi
Mixado por Bruno Giorgi

GLENDA GIRALDI
Atendimento e Marketing

Glenda Giraldi Soila, graduada em produção fonográfica e pós graduada em Music Business pela Universidade Anhembi Morumbi (Sao Paulo, Brasil) e formada em Pro Tools pela Avid Brasil.

Trabalhou como técnica de audio no Teatro da Rotina, por onde passaram grandes nomes da música independente, como Na Ozzetti e Ceumar.

Atualmente cuida das relações públicas da Classic Master Brasil, onde já participou de projetos como Ivete Sangalo, Victor e Leo, Lenine e Chico César e foi responsável por todo o acervo de áudio desde a fundação do estudio.

CARINA RENÓ
Assistente de Masterização (Classic Master Brasil)

Graduada em Propaganda & Marketing pela UNIP e com formação em Produção de Áudio na Academia de Áudio OMID, atualmente cursa Educomunicação na ECA-USP.

Atuou por 7 anos, na produtora Trilha Original Estúdio, adquirindo experiência com produção de áudio para publicidade, teatro, cinema e tv, atendendo programas como Instrumental Sesc Brasil, Super Libris e Sala de Cinema, longas-metragens como Florbela e O Amuleto e espetáculos das cias de teatro Le Plat Du Jour e Pia Fraus.

Desde 2015 é parte da Classic Master nas áreas de atendimento e como assistente do engenheiro de masterização Carlos Freitas colaborou com projetos como Chico César – Estado de Poesia Ao Vivo, Ivete Sangalo – ao Vivo Em Trancoso, Lenine – Em Trânsito, 5 a Seco – Síntese, Banda Mais Bonita Da Cidade – De Cima do Mundo Eu Vi O Tempo, Maria Beraldo – Cavala, Pato Fu – Música de Brinquedo 2, Clara Castro – Caostrofobia, Julia Branco – Soltar Os Cavalos, Paulinho Moska – Beleza e Medo, Cólera – Acorde! Acorde! Acorde!, Luiz Melodia – Zerima e João Bosco – Mano Que Zuera.

NATALIA HERRERA
Ass. de Masterização (Classic Master Latino América)

Natalia Bohórquez Herrera, formada em produção musical e fonográfica da Universidade Anhembi Morumbi (Sao Paulo, Brasil), e como DJ e Produtora pela escola DNA Music (Bogotá, Colombia),  complementou seus estudos na área de Masterização na Berklee School of Music.

Na sua carreira tem trabalhado como assistente de edição e mastering em projetos de artistas nacionais e internacionais, como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Djavan, Paralamas do Sucesso, Barbatuques, Arnaldo Antunes, Jota-Quest, Lenine, Richard Lane, Buendia, Angela Cervantes, Marinah, entre outros.

Radicada atualmente na cidade de Bogotá, continua trabalhando como assistente de masterização da Classic Master SP e  é representante oficial para Classic Master Latinoamérica.

CARINA RENÓ
Assistente de Masterização
CARLOS FREITAS
Engenheiro de Masterização

Carlos Freitas é engenheiro de áudio há 33 anos e proprietário do estúdio de masterização Classic Master localizado em São Paulo.

Estudou na Berklee School of Music e na Faculdade Casper Líbero. Ao longo de sua carreira trabalhou com grandes artistas nacionais e internacionais, tais como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Toquinho, Tom Jobim, Milton Nascimento, João Gilberto, Roberto Carlos, Djavan, Ed Mota, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Luciana Souza, Céu, Ivete Sangalo, J-Quest, Titãs, Ira!, RPM, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Zélia Duncan, Maria Rita, Lenine, Aline Barros, Bon Jovi, Alice in Chains, Seal, Prince, Guns n Roses, Simple Red, George Michael, Filarmonicas de NY , Leningrado, Moscou e Israel, OSESP entre tantos outros nomes.

Em 2016, participou das Olimpiadas do Rio de Janeiro masterizando todo o áudio utilizado na cerimónia de encerramento para a transmissão em televisão e também para a apresentação no Maracanã.

Possui 8 indicações ao Grammy Latino na categoria “Engenharia de Audio” nos anos de 2006, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2016 e diversos trabalhos indicados e premiados pelo Grammy e Grammy Latino e, nos anos de 2000, 2002 e 2011, recebeu o prêmio PA promovido por Otavio Brito de “Melhor Profissional de Masterização” e em 2016 e 2017, recebeu o prêmio “Profissionais da Música” na categoria melhor engenheiro de masterização.