Já se passaram 23 anos desde que eu masterizei o meu primeiro projeto, o disco do Arnaldo Antunes “Nome”, ainda na Cia de Áudio em 1994 com lançamento apenas em Vinil.

Ao longo desses anos, acompanhei o final da era do Vinil como mídia principal, toda a era do CD e do download e agora estou acompanhando a solidificação da era do Stream.

O processo de masterização de um álbum sempre foi o mesmo e as técnicas aplicadas foram se adaptando as necessidades técnicas de cada mídia nova que foi surgindo.

Foi assim com o Vinil, com o CD, com o download e agora com o stream.

O que mudou mesmo nesses anos todos foi o conceito de tempo.

“Nome” Arnaldo Antunes – 1994 BMG

Durante a masterização do CD Nome, Eu, o Arnaldo, sua esposa e o alguns músicos que participaram do disco, ficamos 1 semana no estúdio equalizando, comprimindo, ouvindo em dive rsos lugares, refazendo, ouvindo novamente e o projeto ficou pronto depois de muito trabalho e da certeza de que tinhamos esgotado todos os nossos recursos técnicos e artísticos com foco na arte!

O tempo não era um fator determinante nesse processo e sim um aliado, pois nós tínhamos todo o tempo necessário para se preocupar apenas com o processo de masterização e a mídia em que seria distribuído, não perdíamos 1 minuto sequer pensando na distribuição. O projeto chegava ao consumidor nas lojas 30 dias depois do envio da master para a fábrica.

Hoje é exatamente o oposto, o tempo é o fator determinante no processo e não é mais um aliado.

Como exemplo, eu recebi on-line um single mixado pelo Ronaldo Lima no estúdio Casa do Mato no Rio as 10:00 da manhã da dupla Pop Gus & Vic, masterizei para as mídias CD, iTunes e Spotify e ao meio dia enviei on-line para o Ronaldo e a dupla aprovar.

O Projeto chegou ao consumidor no dia seguinte a a música já estava tocando em rádios e mais alguns dias já estava disponível no Spotify, iTunes e YouTube e compartilhado e consumido por centenas de fãs no facebook.

“Sixteen” Gus & Vic – 2017 Independente

O processo de masterizar continua o mesmo que a 20 anos atrás, ou seja, equalizar, comprimir e encontrar elementos que ajude o artista a emocionar o seu fã.

As técnicas, evoluíram e se adaptaram a chegada das normas de normalização de áudio do stream digital, tanto para o iTunes e Spotify, quanto para a TV digital e youtube.

Hoje, o meu objetivo é fazer um grande trabalho de masterização focado na arte e emoção e aplicar técnicas diferentes para lidar com as normas e limitações de cada mídia e isso é pré-requisito para quem quer trabalhar com masterização.

Enviar a música perfeita o mais rápido possível ao cliente é o novo diferencial pois essa é a nova exigência do novo mercado de música global on-line.

Por isso o foco hoje está na eficiência!

GLENDA GIRALDI
Atendimento e Marketing

Glenda Giraldi Soila, graduada em produção fonográfica e pós graduada em Music Business pela Universidade Anhembi Morumbi (Sao Paulo, Brasil) e formada em Pro Tools pela Avid Brasil.

Trabalhou como técnica de audio no Teatro da Rotina, por onde passaram grandes nomes da música independente, como Na Ozzetti e Ceumar.

Atualmente cuida das relações públicas da Classic Master Brasil, onde já participou de projetos como Ivete Sangalo, Victor e Leo, Lenine e Chico César e foi responsável por todo o acervo de áudio desde a fundação do estudio.

CARINA RENÓ
Assistente de Masterização (Classic Master Brasil)

Graduada em Propaganda & Marketing pela UNIP e com formação em Produção de Áudio na Academia de Áudio OMID, atualmente cursa Educomunicação na ECA-USP.

Atuou por 7 anos, na produtora Trilha Original Estúdio, adquirindo experiência com produção de áudio para publicidade, teatro, cinema e tv, atendendo programas como Instrumental Sesc Brasil, Super Libris e Sala de Cinema, longas-metragens como Florbela e O Amuleto e espetáculos das cias de teatro Le Plat Du Jour e Pia Fraus.

Desde 2015 é parte da Classic Master nas áreas de atendimento e como assistente do engenheiro de masterização Carlos Freitas colaborou com projetos como Chico César – Estado de Poesia Ao Vivo, Ivete Sangalo – ao Vivo Em Trancoso, Lenine – Em Trânsito, 5 a Seco – Síntese, Banda Mais Bonita Da Cidade – De Cima do Mundo Eu Vi O Tempo, Maria Beraldo – Cavala, Pato Fu – Música de Brinquedo 2, Clara Castro – Caostrofobia, Julia Branco – Soltar Os Cavalos, Paulinho Moska – Beleza e Medo, Cólera – Acorde! Acorde! Acorde!, Luiz Melodia – Zerima e João Bosco – Mano Que Zuera.

NATALIA HERRERA
Ass. de Masterização (Classic Master Latino América)

Natalia Bohórquez Herrera, formada em produção musical e fonográfica da Universidade Anhembi Morumbi (Sao Paulo, Brasil), e como DJ e Produtora pela escola DNA Music (Bogotá, Colombia),  complementou seus estudos na área de Masterização na Berklee School of Music.

Na sua carreira tem trabalhado como assistente de edição e mastering em projetos de artistas nacionais e internacionais, como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Djavan, Paralamas do Sucesso, Barbatuques, Arnaldo Antunes, Jota-Quest, Lenine, Richard Lane, Buendia, Angela Cervantes, Marinah, entre outros.

Radicada atualmente na cidade de Bogotá, continua trabalhando como assistente de masterização da Classic Master SP e  é representante oficial para Classic Master Latinoamérica.

CARINA RENÓ
Assistente de Masterização
CARLOS FREITAS
Engenheiro de Masterização

Carlos Freitas é engenheiro de áudio há 33 anos e proprietário do estúdio de masterização Classic Master localizado em São Paulo.

Estudou na Berklee School of Music e na Faculdade Casper Líbero. Ao longo de sua carreira trabalhou com grandes artistas nacionais e internacionais, tais como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Toquinho, Tom Jobim, Milton Nascimento, João Gilberto, Roberto Carlos, Djavan, Ed Mota, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Luciana Souza, Céu, Ivete Sangalo, J-Quest, Titãs, Ira!, RPM, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Zélia Duncan, Maria Rita, Lenine, Aline Barros, Bon Jovi, Alice in Chains, Seal, Prince, Guns n Roses, Simple Red, George Michael, Filarmonicas de NY , Leningrado, Moscou e Israel, OSESP entre tantos outros nomes.

Em 2016, participou das Olimpiadas do Rio de Janeiro masterizando todo o áudio utilizado na cerimónia de encerramento para a transmissão em televisão e também para a apresentação no Maracanã.

Possui 8 indicações ao Grammy Latino na categoria “Engenharia de Audio” nos anos de 2006, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2016 e diversos trabalhos indicados e premiados pelo Grammy e Grammy Latino e, nos anos de 2000, 2002 e 2011, recebeu o prêmio PA promovido por Otavio Brito de “Melhor Profissional de Masterização” e em 2016 e 2017, recebeu o prêmio “Profissionais da Música” na categoria melhor engenheiro de masterização.