Antes de começar uma sessão de Masterização, “ajuste” o seu ouvido!

Comece o seu dia ouvindo músicas, de preferência, do mesmo estilo musical do projeto que você vai masterizar. Escolha músicas que tenham um bom equilíbrio das frequências, que seus ouvidos estejam acostumados a ouvir em diversos sistemas e diferentes lugares.

Isto te ajudará a começar a sessāo de masterizaçāo com o seu ouvido ajustado e adaptado ao estilo musical do projeto a ser trabalhado e também à acústica da sala, dando um bom equilíbrio auditivo para começar o trabalho.

Aproveite também este tempo para tomar um café e relaxar.

Em tempos de música digital, iTunes, Spotify, Deezer e outras bibliotecas digitais, a empresa SonicStudio (a mesma que desenvolveu o Sonic Solutions nos anos 90 e recentemente o SoundBlade, software muito usado pelos estudios de masterizaçāo profissionais pela excepcional qualidade do seu “sonic audio engine”) desenvolveu um novo software , o Amarra.

O Amarra usa o “sonic audio engine”, o mesmo que os engenheiros de masterização do mundo todo usam para masterizar a maior parte das música que ouvimos no nosso dia-a-dia para fazer com que o som do iTunes soe muito bem nos monitores de referência do seu estúdio. Mesmo nos alto-falantes embutidos no Mac suas músicas vão soar impressionantemente bem com o Amarra. Basta fazer um simples teste de comparação tocando a mesma música no iTunes e no Amarra demo, que pode ser baixado neste link:

http://app.streamsend.com/public/9h99/xcy/subscribe

A vantagem deste software está na facilidade trazida pela Sonicstudio, que permite reproduzir todos os formatos de audio existentes atualmente no mesmo player, tornando desnecessária a conversão dos arquivos e respeitando o formato original do arquivo, como, por exemplo, WAV e FLAC. Inclusive, os playlists existentes no itunes são tocados diretamente no Amarra. Com isso, voce pode criar vários Playlists com estilos de músicas diferentes no iTunes e usá-los para aquecer os seus ouvidos antes de começar a sessāo de Masterizaçāo ouvindo no Player do Amarra.

E não esqueça, cuide muito bem do seu ouvido! Sempre! Acredite, ele é o seu maior patrimônio e a sua melhor e exclusiva ferramenta.

mais informações:

http://www.sonicstudio.com/amarra/amarra_hifi.html

GLENDA GIRALDI
Atendimento e Marketing

Glenda Giraldi Soila, graduada em produção fonográfica e pós graduada em Music Business pela Universidade Anhembi Morumbi (Sao Paulo, Brasil) e formada em Pro Tools pela Avid Brasil.

Trabalhou como técnica de audio no Teatro da Rotina, por onde passaram grandes nomes da música independente, como Na Ozzetti e Ceumar.

Atualmente cuida das relações públicas da Classic Master Brasil, onde já participou de projetos como Ivete Sangalo, Victor e Leo, Lenine e Chico César e foi responsável por todo o acervo de áudio desde a fundação do estudio.

CARINA RENÓ
Assistente de Masterização (Classic Master Brasil)

Graduada em Propaganda & Marketing pela UNIP e com formação em Produção de Áudio na Academia de Áudio OMID, atualmente cursa Educomunicação na ECA-USP.

Atuou por 7 anos, na produtora Trilha Original Estúdio, adquirindo experiência com produção de áudio para publicidade, teatro, cinema e tv, atendendo programas como Instrumental Sesc Brasil, Super Libris e Sala de Cinema, longas-metragens como Florbela e O Amuleto e espetáculos das cias de teatro Le Plat Du Jour e Pia Fraus.

Desde 2015 é parte da Classic Master nas áreas de atendimento e como assistente do engenheiro de masterização Carlos Freitas colaborou com projetos como Chico César – Estado de Poesia Ao Vivo, Ivete Sangalo – ao Vivo Em Trancoso, Lenine – Em Trânsito, 5 a Seco – Síntese, Banda Mais Bonita Da Cidade – De Cima do Mundo Eu Vi O Tempo, Maria Beraldo – Cavala, Pato Fu – Música de Brinquedo 2, Clara Castro – Caostrofobia, Julia Branco – Soltar Os Cavalos, Paulinho Moska – Beleza e Medo, Cólera – Acorde! Acorde! Acorde!, Luiz Melodia – Zerima e João Bosco – Mano Que Zuera.

NATALIA HERRERA
Ass. de Masterização (Classic Master Latino América)

Natalia Bohórquez Herrera, formada em produção musical e fonográfica da Universidade Anhembi Morumbi (Sao Paulo, Brasil), e como DJ e Produtora pela escola DNA Music (Bogotá, Colombia),  complementou seus estudos na área de Masterização na Berklee School of Music.

Na sua carreira tem trabalhado como assistente de edição e mastering em projetos de artistas nacionais e internacionais, como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Djavan, Paralamas do Sucesso, Barbatuques, Arnaldo Antunes, Jota-Quest, Lenine, Richard Lane, Buendia, Angela Cervantes, Marinah, entre outros.

Radicada atualmente na cidade de Bogotá, continua trabalhando como assistente de masterização da Classic Master SP e  é representante oficial para Classic Master Latinoamérica.

CARINA RENÓ
Assistente de Masterização
CARLOS FREITAS
Engenheiro de Masterização

Carlos Freitas é engenheiro de áudio há 33 anos e proprietário do estúdio de masterização Classic Master localizado em São Paulo.

Estudou na Berklee School of Music e na Faculdade Casper Líbero. Ao longo de sua carreira trabalhou com grandes artistas nacionais e internacionais, tais como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Toquinho, Tom Jobim, Milton Nascimento, João Gilberto, Roberto Carlos, Djavan, Ed Mota, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Luciana Souza, Céu, Ivete Sangalo, J-Quest, Titãs, Ira!, RPM, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Zélia Duncan, Maria Rita, Lenine, Aline Barros, Bon Jovi, Alice in Chains, Seal, Prince, Guns n Roses, Simple Red, George Michael, Filarmonicas de NY , Leningrado, Moscou e Israel, OSESP entre tantos outros nomes.

Em 2016, participou das Olimpiadas do Rio de Janeiro masterizando todo o áudio utilizado na cerimónia de encerramento para a transmissão em televisão e também para a apresentação no Maracanã.

Possui 8 indicações ao Grammy Latino na categoria “Engenharia de Audio” nos anos de 2006, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2016 e diversos trabalhos indicados e premiados pelo Grammy e Grammy Latino e, nos anos de 2000, 2002 e 2011, recebeu o prêmio PA promovido por Otavio Brito de “Melhor Profissional de Masterização” e em 2016 e 2017, recebeu o prêmio “Profissionais da Música” na categoria melhor engenheiro de masterização.