Djavan tem expandida, na edição em LP de ‘Vesúvio’, a beleza da capa mais expressiva da discografia do cantor

Por Mauro Ferreira G1

Djavan

A recente edição do disco Vesúvio(2018) no formato de LP, neste ano de 2019, amplifica a força e a beleza da já antológica capa do 24º álbum de Djavan.

Ninguém ficou indiferente ao ver a imagem. Houve quem detectasse, no olhar do cantor na capa do disco, a expressão de Milton Nascimento na capa do álbum Minas (1975). Houve até quem se lembrasse da imagem da cantora portuguesa Maria João na capa do álbum Undercovers (2002).

Contudo, a referência mais visível da capa de Vesúvio – mesmo que a evocação tenha sido involuntária – é a da imagem icônica do trompetista norte-americano de jazz Miles Davis (1926 – 1991) na capa do álbum Tutu (1986).

Alusões à parte, a capa do mais recente álbum de Djavan é a mais expressiva da discografia do artista em mais de 40 anos de carreira fonográfica. Com todas as 13 faixas do álbum original e com encarte que reproduz as letras, a edição em LP de Vesúvio somente valoriza essa capa criada pela equipe da Casa 6D a partir de foto de Nana Moraes. E, de quebra, toda a elegante arte gráfica do álbum.

Não por acaso, aliás, os LPs voltaram a ser cultuados no mercado fonográfico em todo o universo pop. Mesmo que haja defensores fervorosos da (altamente questionável) supremacia do som do vinil, a força de um LP atualmente reside sobretudo na exposição detalhada da arte gráfica do disco – sobretudo em um tempo que o consumo fugaz de álbuns e singles em players digitais vem reduzindo a arte de um disco à mera reprodução, em tamanho mínimo, das capas nas plataformas.

Vesúvio merece existir em LP. Porque um disco também pode ser um objeto de arte para ser apreciado com os olhos, e não somente com os ouvidos.

A Masterização foi feita aqui na Classic Master exclusivamente para Vinil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *