Mastering for iTunes with Pro-Codec

Sonnox website

São Paulo é a metrópole do Brasil onde o engenheiro chefe de masterização Carlos Freitas construiu seu estúdio de masterização Master Classic.

Em “uma cidade em que todos os dias parecem uma segunda-feira e todas as noites uma sexta-feira“, não é de se estranhar que haja uma cena musical próspera e que artistas brasileiros e de todo o mundo olhem para o Carlos pelo seu estilo de masterização. Ao longo de seus trinta anos de carreira, Carlos recebeu várias indicações ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Engenharia”.

Carlos Trabalhou com artistas internacionais vencedores do Grammy Award, assim como com artistas brasileiros lendários como; Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Djavan, Ana Carolina, Carlinhos Brown, Paula Morelenbaum, Roberto Carlos, Marisa Monte e muitos mais. Classic Master é especialista em masterização de áudio, remasterização, restauração, bem como criação de DVD / Blu-Ray, Mastering for iTunes e Mastering for Vinyl.

Carlos recentemente reservou um momento para explicar seus métodos testados pelo tempo e explicar para a Sonnox como ele usa os plug-ins da Sonnox para obter resultados clássicos.

Você é um engenheiro de som de gravação e mixagem ao vivo. O que levou você a Masterização?

Depois de um longo período de gravação e mixagem de álbuns no estúdio, mudei para a gravação de shows ao vivo no início dos anos noventa. Eu transferia tudo para digital usando um Sound Tools da Digidesign e as enviava para o cliente como arquivos digitais.

Durante este processo, no início de 1992, comecei a experimentar processamentos digital: EQs, compressores, etc. Percebi que essa era uma área completamente nova para explorar. Decidi criar meu próprio estúdio de Master, a Classic Master em 1993.

Desde então, já faz 22 anos que venho trabalhando, aprimorando e desenvolvendo no dia a dia minhas técnicas de masterização.  

Como a cena musical paulistana afeta você? Ou o seu trabalho vem de todo o Brasil?

São Paulo é o centro econômico do Brasil, mas também uma cidade cultural enorme e forte. Nós masterizamos projetos e álbuns feitos aqui em São Paulo, mas também recebemos centenas de projetos de várias cidades diferentes no Brasil.

O mercado de masterização é absolutamente global, graças agora ao procedimento de masterização eMaster, que dá aos clientes a liberdade de escolher engenheiros de masterização de qualquer lugar do mundo com base em seu estilo e discografia.

A Classic Master está bem preparada e nós masterizamos projetos de toda América Latina, Europa e Coréia. Nós nos esforçamos para expandir para todos os cantos do mundo. Alguns dos meus novos clientes estão interessados ​​no som particular encontrado nos álbuns brasileiros masterizados aqui na Classic Master.

Conte-nos sobre sua configuração / fluxo de trabalho de estúdio e sua abordagem de masterização.

Eu uso um sistema híbrido combinando hardware e software, analógico e digital.

Eu uso o Maselec MTC-1 Mastering Console como meu sistema central, para gerenciar facilmente os equipamentos Maselec, Manley e dangerous, Monitores B & W, conversores Lavry Gold, Antelope Master Clock, TC M6000 e TM9 e alguns plug-ins no estágio final da workstation SoundBlade.

Eu tenho um conjunto de compressores de tubo e FET e EQs inseridos na minha cadeia de masterização. Quanto à limitação, prefiro usá-lo apenas no domínio digital. O Sonnox Limiter é a minha melhor escolha para isso.

Antes de começar uma sessão de masterização, Natalia, minha assistente, organiza e monta todo o álbum em sequência para que eu possa ouvir. Eu ouço essa seqüência correta com as mixagebs finais em uma sessão do Pro Tools.

Nesta fase, ela já limpou todo o tipo de ruídos e eu faço algum EQ e correções digitalmente. Então eu testo várias combinações de equipamentos analógicos e cria uma boa estratégia para masterização. Todo o processamento é feito no domínio analógico e apenas o limitador é digital.

Em quais plug-ins da Sonnox você mais confia e por quê?

Eu uso o Sonnox Oxford EQ, o Limitador, o Restore, o Pro-Codec e o Codec Toolbox. O Sonnox Oxford EQ eu uso no primeiro estágio de masterização no Pro Tools quando faço algumas correções de EQ. Eu prefiro usá-lo por sua ótima qualidade e transparência, bandas precisas, filtros e especialmente o high pass que é realmente eficiente.

O Limitador Sonnox eu uso na última etapa do meu processo de masterização porque eu posso conseguir um grande impacto e volume surpreendente que meus clientes adoram sem qualquer distorção de sinal.

Eu uso o Bundle Sonnox Restore para remover ruídos como hums, e até mesmo para uma restauração mais profunda dos vinis mais antigos, com a vantagem de que é realmente simples e eu posso usá-lo em tempo real.

O Sonnox Fraunhofer Pro-Codec me ajuda a fazer referências e formatos finais de áudio, como MFiT (Mastered for iTunes), MP3 e AAC. Ele contém o Apple Codec (iTunes +), que me dá a chance de ouvir exatamente o que está sendo afetado no áudio antes de seguir em frente e criar as partes finais de áudio. Este processo permite-me verificar novamente o processo do codificador / descodificador, não apenas auditivamente, mas também graficamente.  

Os plug-ins da Sonnox possuem recursos que você não encontra em nenhum outro lugar?

A transparência sonora que encontrei no Sonnox Limiter é algo que não consigo encontrar em outros limitadores digitais. Alguns clientes ficam impressionados ao ver como às vezes eu adiciono 6dB ao volume final sem qualquer dano ao áudio final.  

Você foi o primeiro a trazer o Mastering para o iTunes para o Brasil. Como você usa o Fraunhofer Pro-Codec no seu processo de masterização ao preparar arquivos para o Mastered for iTunes?

O Fraunhofer Pro-Codec da Sonnox é fundamental para o meu processo de masterização específico do iTunes (MFiT). Assim que eu termino o master para o CD media player (PMCD), insiro o Pro-Codec em uma nova sessão no SoundBlade. Em seguida, inicio o processamento do sinal e analiso a diferença entre o que está chegando e o que é produzido. Isso me dá a possibilidade de eu e meus clientes ouvirem exatamente como o mestre digital final vai soar no iTunes.

No geral, a Sonnox me fornece ferramentas essenciais que são essenciais no meu processo de masterização e economizam muito tempo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *