Alice in Chains – 1993 – Hollywood Rock Festival

Local: Praça da Apoteose
Cidade: Rio de Janeiro
Data: 23/jan/1993
Cliente: TV Globo

Sábado, 23 de Janeiro de 1993!

E lá estava eu de novo com a Unidade Móvel da ARP junto com o Roberto Marques para mais uma edição do Hollywood Rock.

Enquanto o Roberto marques coordenava todo o projeto , eu cuidava novamente das mixagens dos shows , igual a 1992.

A quinta edição do Hollywood Rock foi considerada a melhor de todas as anteriores, principalmente em relação ao público, que impulsionado pela onda “grunge”, lotou a praça da Apoteose.

Os Artistas Internacionais e nacionais que eu mixei foram:

Nirvana, Red Hot Chilli Pepers, Simply Red e Alice in ChaiNS, de Falla, Biquini Cavadão, Dr Sin, Engs. Do HawaII e o Mid Night Blues Band.

O meu show favorito e acho que uma das melhores mixagens ao vivo que eu já fiz e gostei foi a do show do “ALICE IN CHAINS”

O equipamento dessa unidade móvel e

Algo que me chamou a atenção no input list, é que além dos canais de microfone da guitarra, eu tinha um sinal de um direct box chamado “Redbox”, um simulador auto-falantes de um amplificador que dava um “peso” inacreditável na guitarra.

Uma mudança a pedido da rede globo, foi que nesse festival eu mandei a mixagem sem o audio do público, que eram enviados separados e eles para serem mixados na OM de Vídeo da Globo , na proporção que o Boninho e Roberto Talma quisessem.

Eu fiz toda a mixagem desse festival usando uma Mesa Soundcraft 6000, Monitores Tannoy DTM 215, Lexicon 480L, Lexicon 300 , compressores DBX 165 e 160M e Summit Tube.

Foi uma diversão total e me lembro sempre de como era bom mixar ao vivo.


Musica “Would” – Alice in Chans – Hollywood rock 1993

https://www.youtube.com/watch?v=RDLloYzxShc

MP3  de um DAT que eu gravei durante o show:

———————————————————————————————–

* Material extraido do site da rede globo:

Hollywood Rock IV (15/01/1993 – 17/01/1993 em São Paulo; 22/01/1993 – 24/01/1993 no Rio) 
Exibição: 22/01/1993 – 24/01/1993 
Direção: Roberto Talma e J.B. de Oliveira (Boninho)

03
– A cobertura do Hollywood rock de 1993 realizado na Praça da Apoteose do Rio teve início com flashes ao vivo a partir das 19h, quando começavam as apresentações, mas as transmissões dos shows só foram ao ar após o programa jornalístico Globo repórter, na sexta-feira; após a faixa de programação Supercine, no sábado; e após o jornalístico Fantástico, no domingo. O estádio do Pacaembu continuou sendo o local dos shows em São Paulo. 
- Para essa cobertura, dirigida por Roberto Talma e J.B. de Oliveira (Boninho), foram utilizadas duas microcâmeras instaladas dentro do palco e outras nove portáteis, distribuídas pelo Sambódromo, em torres, praticáveis e no meio da platéia. As atrações desse ano foram: DeFalla, Biquíni Cavadão, Alice in Chains, Red Hot Chili Peppers, Engenheiros do Hawaii, Doctor Sin, L7, Nirvana, Midnight Blues Band, Simply Red e Maxi Priest. 
- A quarta edição do Holywood rock teve momentos marcantes, como a polêmica apresentação da banda Nirvana e de seu vocalista, Kurt Cobain, que chegou a cuspir nas câmeras da TV Globo que registravam o show ao vivo.

8 respostas
  1. José Luís Goes Carrato
    José Luís Goes Carrato says:

    Sensacional, Carlinhos! Eu também estava lá, mixando o PA do Dr Sin. Era bem divertido.. hehe. Só fiquei em duvida quanto ao local do show aqui em SP… tenho quase certeza que foi no Morumbi. Grande abraço e parabéns pelo ótimo trabalho.

    Responder
  2. Jose Fernando Seifarth
    Jose Fernando Seifarth says:

    O Carlos Freitas sempre foi sensacional como técnico de PA! Lembro-me de um PA que ele fez nada Anhangabaú do Paulinho da Viola com a orquestra Jazz Sinfônica. O melhor que já ouvi.,Ainda bem que bons técnicos eram chamados para fazer a mix para as transmissões de TV.

    Responder
    • Carlos Freitas
      Carlos Freitas says:

      Olá Jonathas,
      Que foto bacana!! gostei!
      Eu gravei todos os shows em DAT, mas nem todas as fitas estão tocando. Eu preciso conferir.
      Um grande abraço!

      Responder
      • Jonathas Formagio
        Jonathas Formagio says:

        Ah, que legal! Estou ansioso para ouvir uma versão mais “RAW” do festival! Espero que você consiga disponibilizar. Você também teve a oportunidade de gravar todos os shows de São Paulo? (Ou você gravou apenas os shows do Rio de Janeiro?)

        Responder
        • Carlos Freitas
          Carlos Freitas says:

          Eu fiz a mixagem “ao vivo” para a TV Globo nessa unidade móvel da foto de todos os shows no Rio de Janeiro. Como eu tinha um gravador DAT, eu gravei para mim todos os shows, mas eu não posso disponibilizar todos eles por contrato.
          Eu tenho quase todos os shows do Rock in Rio 2 gravados em DAT. Nesse caso, eu fiz as mixagens ao Vivo para a MTV Americana.

          Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *